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 Graciliano Ramos
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Artigos

s margens: violncia em S. Bernardo

Publicado em 17 d Janeiro d 2013

Do blog Transversos
Por ALINE SILVA
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() vivemos cercados de fantasmas () e erguemos um mundo imagem e semelhana desses seres horrveis que nos obcecam e nos assaltam no sono e nos seus intervalos.
(Ronaldo Lima Lins – Violncia e Literatura)

Paulo Honrio, emblemtica figura de proprietrio rural e narrador de So Bernardo, de Graciliano Ramos, alcana o enriquecimento por meio da explorao da mo-de-obra barata e da concluso de negociatas escusas, utilizando-se do discurso de exaltao racionalidade e da necessidade de dominar a natureza como tentativa de ordenao do mundo em que vive.

Movido por uma justificativa pautada na escassez de recursos com que teve de lidar durante a infncia, Paulo Honrio manipula seus objetivos de aquisio de mais riqueza, prestgio e, consequentemente, poder, por meio de um discurso enrgico que confere a si mesmo a condio de vencedor. Tal retrica e caracterizao adquirem grandeza superlativa quando confrontadas com todas as intempries vividas at a aquisio de respeitabilidade por parte do personagem-narrador, sucedendo-se, em captulos esparsos, rpidas menes infncia repleta de vicissitudes e vida -envergonhada, sob a tica do narrador de trabalhador alugado.

O primeiro ato digno de referncia, segundo o personagem, foi o episdio violento de cunho passional envolvendo Germana, moa que ele julgava corresponder a seu interesse, e Joo Fagundes, rapaz com quem a moa se relacionou. Murros na primeira e facadas no segundo culminaram com a priso do protagonista.

Aps esse episdio, cita-se, ainda, a privao material: Sofri sede e fome, dormi na areia dos rios secos, briguei com gente que fala aos berros e efetuei transaes comerciais de armas engatilhadas. Tambm h a anlise realizada pelo prprio Paulo Honrio: Creio que nem sempre fui egosta e brutal. A profisso que me deu qualidades to ruins. E a desconfiana que me aponta inimigos em toda parte! A desconfiana tambm consequncia da profisso.

As margens que comprimem Paulo Honrio fazem dele multiplicador do modus vivendi e do modus operandi do mundo que compartilha com outras vtimas da realidade instituda, mundo rotulado pela seleo natural de sobrevivncia do mais forte.

O eixo temtico do romance So Bernardo pode ser, inicialmente, apontado como o relato autobiogrfico do protagonista Paulo Honrio, homem obstinado, severo, por vezes violento, em sua trajetria nem sempre ortodoxa de enriquecimento material.

No primeiro captulo, a diviso das tarefas de confeco do livro mostra o aspecto objetivo e racional do protagonista Paulo Honrio. Revela tambm um meio de agilizar a produo, herana da Revoluo Industrial, com seu conceito de eficincia.

Pensar de maneira tecnicista opera em Paulo Honrio uma simplificao das etapas de elaborao do livro ao torn-lo produto da juno de diferentes especialidades profissionais, sendo determinado a cada pessoa um quinho desse processo: a Padre Silvestre, a parte moral e as citaes latinas; a Joo Nogueira, a reviso gramatical; a Arquimedes, a composio tipogrfica; a Gondim, a composio literria e a Paulo Honrio, questes sobre agricultura e sobre pecuria, alm do financiamento e da autoria.

Atirado no centro da ao, o leitor, ora cmplice ora crtico, percebe no narrador um estilo rpido, dinmico, obstinado. Buscando evitar reflexes reducionistas da obra, o autor Graciliano Ramos intenta desenvolver mecanismos que esclaream o comportamento do protagonista sem que juzos de valor sejam estimulados pela leitura do texto. Despindo-se de um julgamento maniquesta, crtico e escritor assemelham-se em prol de uma anlise mais complexa das questes abordadas. Tal afirmao pode ser ratificada no seguinte trecho da crnica O fator econmico no romance brasileiro, parte integrante do livro Linhas tortas: E o indivduo que matou os filhos e deu um tiro na cabea? De que se alimentava esse malvado, a que gnero de trabalho se dedicava? Certamente ele um malvado. Mas a obrigao do romancista no condenar nem perdoar a malvadez: analis-la, explic-la. Sem dios, sem idias preconcebidas, que no somos moralistas.

Surge, em So Bernardo, uma tica bem singular de funcionamento do mundo pautada em uma racionalidade que se pretende nica, completa e, consequentemente, perfeita. Paulo Honrio fortalece seu poder e sua fala de inequvoca racionalidade, por meio do discurso e da atitude contundentes, mostrando-se capaz de suplantar dissabores de diversas propores e enraizando-se em uma prtica de inalterabilidade da dominao, seja ela real, no caso da propriedade da terra e dos meios de produo, ou simblica, no caso da negao do direito voz daqueles que ousam discordar.

Afluente de pensamentos e aes que o proclamam portador legtimo do poder na narrativa, Paulo Honrio no permite a expresso verbal da maioria dos outros personagens, asfixiando-os ora metaforicamente ora denotativamente, gritos abafados fora de nada dizer.

Em diferentes momentos, episdios como as surras aplicadas em Costa Brito e em Marciano so justificados pela necessidade de manter o poder, a imagem, o direito inalienvel e no passvel de questionamento do discurso de proprietrio e, acima de tudo, do discurso de homem condio no partilhada pelos detratores da prtica de Paulo Honrio, de acordo com a lgica do narrador. A partir disso, lana-se mo do estigma para conferir autenticidade s atitudes e para justificar uma interdio desejada por ele, como se pode observar na fala do personagem Marciano e em suas consequncias: -() E ningum mais aguenta viver nesta terra. No se descansa. Era verdade, mas nenhum morador me havia ainda falado de semelhante modo. () Mandei-lhe o brao ao p do ouvido e derrubei-o. Levantou-se zonzo, bambeando, recebeu mais uns cinco trompaos e levou outras tantas quedas. A ltima deixou-o esperneando na poeira. Enfim ergueu-se e saiu de cabea baixa, trocando os passos e limpando com a manga o nariz, que escorria sangue. () Marciano no propriamente um homem. () um molambo. () molambo porque nasceu molambo. () Fiz aquilo porque achei que devia fazer aquilo.

Como afirmado por Michel Foucault, em entrevista a Srgio Paulo Rouanet e Jos Guilherme Merquior, publicada no livro O homem e o discurso (A arqueologia de Michel Foucault), Nesse universo aparentemente dominado pelo discurso, no possvel falar de qualquer coisa, nem atribuir a qualquer um o terrvel poder de enunciar. um mundo dominado por um duplo interdito: quanto ao objeto e quanto ao sujeito do enunciado.

Ousar falar e, mais que isso, ousar falar sobre as pssimas condies de trabalho e a explorao da mo-de-obra foi a ruptura do interdito operada por Marciano. Desse episdio advm a intolerncia de Paulo Honrio, que transforma a agresso fsica em valor a pagar pela manifestao de discordncia. Como j percebido anteriormente, o poder, intimamente relacionado ao uso do discurso, s se revela conferido pelo narrador a si mesmo.

Em outro momento, dr. Sampaio o personagem que representa a interseo entre o poder econmico e a explorao desenfreada., limitando-se a desonrar compromissos firmados, aluso ao poder desmesurado da figura do coronel, bastante presente no universo rural brasileiro e que, nas regies metropolitanas, aparece substitudo, frequentemente, pelo emissor da frase Voc sabe com quem est falando?.

Dr. Sampaio, destruidor da palavra empenhada e habilidoso nas tarefas de enganao, dissolve os poucos vestgios de f do protagonista, que, sem confiana na religio nem na justia, busca o cumprimento do acordo por meios escusos. Como dr. Sampaio no efetuou o pagamento da boiada comprada, o credor, acompanhado de alguns comparsas, armou uma emboscada, privando da liberdade o tratante, que a receberia de volta aps a liquidao da dvida. Argumentaes relacionadas ao processo judicial cabvel e splicas pela prpria vida s podem ser inferidas pela voz do interlocutor Paulo Honrio, a nica voz autorizada: -Que justia! No h justia nem h religio. O que h que o senhor vai espichar aqui trinta contos e mais os juros de seis meses. Ou paga ou eu mando sangr-lo devagarinho (). -() Sinto muito ter-lhe causado incmodo. Adeus. E no me venha com a sua justia, porque se vier, eu viro cachorro doido e o senhor morre na faca cega.

Germana, Joo Fagundes e Marciano tm em comum uma existncia humilde, podendo ser apontados como figuras do povo, figuras sem visibilidade. A primeira tornou-se prostituta; o segundo, larpio de cavalos sumido no mundo; o terceiro, trabalhador oprimido, agredido, humilhado, ainda era trado pela esposa Rosa com o dono da propriedade Paulo Honrio.

J Costa Brito, redator do jornal Gazeta, que cobrou cem mil-ris do narrador para falar bem da estrada de rodagem construda, e dr. Sampaio encarnam uma outra camada da sociedade: a daqueles que tm influncia, visibilidade, seja por conta da imprensa, no caso do primeiro, ou por conta da propriedade rural, no caso do segundo.

O psiclogo Fernando Braga, em Dissertao de Mestrado defendida na Universidade de So Paulo, nomeia de invisibilidade pblica a tese de que os trabalhadores subalternos no so vistos pela sociedade. Segundo ele, tal invisibilidade uma cegueira psicossocial sustentada pelos antagonismos de classe: enxerga-se apenas a funo, e no a pessoa. E isto acontece mais quanto menor for o sentimento de identificao de comunidade que o suposto cego tenha com o invisvel.

Fica evidente com essa dicotomia entre visveis e invisveis que o narrador impunha sua fora de dnamo a quem atravessasse seu caminho, independente do papel desenvolvido socialmente pelos que sofriam seus desmandos, assim como se evidencia, por fora da narrativa, que havia sempre algum motivo a respaldar as atitudes de Paulo Honrio, que s encontrava, de acordo com sua viso de mundo, o caminho da agresso e da mudez impostas como soluo para os conflitos de interesse.

O contraponto do silncio opressor pode ser sintetizado por Madalena, cujo posicionamento firme, seja em relao s agresses fsicas impetradas contra Marciano, seja em relao aos trabalhadores idosos ou doentes, reafirma um discurso questionador e comprometido com os desfavorecidos o que deixa Paulo Honrio atordoado. Como comprovado com a surra em Marciano, ele no est habituado a interpelaes.

Herana da percepo dicotmica da realidade, classificar e analisar com vistas s polaridades certo/errado, direita/esquerda, claro/escuro mostra-se instrumento simplista diante da incapacidade de lidar com o impreciso. A falta de aparato ideolgico e prtico no trato com a ambivalncia gera angstia e sensao de incapacidade. E, para Paulo Honrio, tal ambivalncia encarna-se na figura de Madalena, o estranho, o desconhecido, o inclassificvel, a recusa da reificao castradora. Ela agrega simbolicamente a reivindicao de responsabilidade atributo do amigo e a invaso no-autorizada atributo do inimigo. Encontra-se fisicamente prxima, mas permanece espiritualmente distante, segundo palavras caracterizadoras do atributo do estranho, de acordo com Zygmunt Bauman.. Para o socilogo, a mobilidade voluntria do estranho possibilita conjecturas que conduzem reflexo sobre a relao estabelecida com ele: O compromisso declarado pelo estranho, a lealdade que promete, a dedicao que demonstra no so dignos de confiana: so acompanhados de uma vlvula de escape que a maioria () muitas vezes inveja, mas raramente possui.

Estigmatizar o estranho fornece instrumentos para advertir os amigos sobre os perigos da interao. Desacredit-lo revela-se a melhor maneira de mant-lo a distncia. E foi justamente essa a estratgia escolhida por Paulo Honrio para no se permitir um real envolvimento com Madalena: mant-la sob suspeita de tudo o que considerasse pouco afeito ao respeito e moral, estar espreita da oportunidade de confirmar suas desconfianas luz de uma tica distorcida pela incapacidade comunicativa.

Menosprezar a capacidade de Madalena para si mesmo equivale a classific-la como ser inferior, reles e incapaz de reconhecer-lhe o mrito de responsvel pela importante propriedade de So Bernardo. Um desmerecimento que se iniciou a partir da tentativa de desprestgio relacionada profisso escolhida por Madalena e que se estendeu a outros campos da convivncia como se pode observar: -() Isso de ensinar b--b tolice. Perdoe a indiscrio, quanto ganha sua sobrinha ensinando b--b? -() Vou indicar um meio de sua sobrinha e a senhora ganharem dinheiro a rodo. Criem galinhas. () No gosto de mulheres sabidas. Chamam-se intelectuais e so horrveis. () Madalena, propriamente, no era uma intelectual, mas descuidava-se da religio, lia os telegramas estrangeiros. () Eu tinha razo para confiar em semelhante mulher? Mulher intelectual.

Paulo Honrio, ao longo do seu discurso onipotente, nico narrador dos fatos relatados ao leitor de acordo com um prisma bastante particular, no se atm a atos de Madalena desconsiderados razoveis palavras do prprio Paulo Honrio. Existe, ao longo da composio literria, o esforo nada comedido no intuito de oferecer um olhar suspeito sobre sua companheira germe de descrdito, desconfiana e, at mesmo, busca de cumplicidade do leitor para anlises baseadas em uma distoro de vistas comentada, mas jamais acentuada pelo prprio narrador: Confio em mim. Mas exagerei os olhos bonitos do Nogueira, a roupa bem-feita, a voz insinuante. () Os fatos mais insignificantes avultaram em demasia. Um gesto, uma palavra -toa logo me despertavam suspeitas. () Quando serenei, pareceu-me que houvera barulho sem motivo.

Para Bauman, a essncia do estigma enfatizar a diferena; e uma diferena que est em princpio alm do conserto e que justifica, portanto, uma permanente excluso. O compromisso de Madalena com a coletividade ope-se aos interesses econmicos de Paulo Honrio. Ao reconhecer em Madalena determinao semelhante sua na defesa, porm, de objetivos to simetricamente opostos, Paulo Honrio intenta transform-la, para si mesmo, em uma eterna excluda, recorrendo ridicularizao da companheira, ironia de suas atitudes, desconfiana infundada, subestimao de sua capacidade intelectiva, s agresses verbal e fsica: Vaidade. Professorinhas de primeiras letras a escola normal fabricava s dzias. Uma propriedade rural como S. Bernardo era diferente. () pareceu-me que a cara de Madalena estava mudada.() Eu construindo e ela desmanchando. () Procurei Madalena e avistei-a derretendo-se e sorrindo para o Nogueira, num vo de janela. () -Mostra a carta, insisti segurando-a pelos ombros. () Mostra a carta, perua.() Ia to cego que bati com as ventas em Madalena, que saa da igreja. () -Meia-volta, gritei segurando-lhe um brao. Temos negcio.

Ao pensar a questo da modernidade como paradoxal encontro entre civilizao e barbrie, recorre-se aos mecanismos de opresso presentes na sociedade. Consagradas pelo uso irrestrito do poder nas diferentes esferas das relaes sociais, realidade e fico cruzam-se na existncia dos personagens j citados e de Casimiro Lopes Gosto dele. corajoso, laa, rasteja, tem faro de co e fidelidade de co.

De forma complexa, a caracterizao do personagem Paulo Honrio remete o leitor s aes do personagem e no propriamente a adjetivaes que, por si, acabariam assumindo um carter reducionista. Ao contrrio da mxima cartesiana do cogito, Paulo Honrio afirmaria: Fao, logo existo. Contudo, aps o suicdio de Madalena, a posio de homo faber, assumida ao longo da histria, cede lugar ao homo cogito por meio da necessidade da expresso escrita o que antes parecia limitar-se tentativa de enumerao dos feitos heroicos de Paulo Honrio transforma-se na conscientizao gradual da efemeridade.

A solido a que se encontrou exposto com a morte de Madalena, o abandono do campo por parte dos trabalhadores que seguiram ao encontro da Coluna Prestes, a derrocada econmica gerada pela Revoluo, tudo isso ofereceu ao homo faber Paulo Honrio a oportunidade de refletir como nunca fizera. Desse momento em diante, Paulo deixou resvalar seu lado homo cogito, reflexo na abrangente acepo etimolgica do pensamento que se dobra sobre si mesmo, runa do monlito, repersonalizao do homem reificado, derrota material e humana como propulsora de uma reinveno de si mesmo, mais cogito, essncia em detrimento da aparncia. Sou um homem arrasado. () Considerando, porm, que os enfeites do meu esprito se reduzem a farrapos de conhecimentos apanhados sem escolha e mal cosidos, devo confessar que a superioridade que me envaidece bem mesquinha. () -Estraguei a minha vida estupidamente.

A ambiguidade constitutiva de Paulo Honrio reside na capacidade de reflexo proporcionada pelo flagelo pessoal do personagem-narrador: a solido. Suas relaes, pautadas na manuteno do poder, camuflavam a estrita indiferena com a qual tratava as outras pessoas. No houve, em sua vida adulta, espao para uma sociabilidade que superasse o convvio absorto em negociaes polticas e econmicas ou em demonstraes de superioridade.

Inserido em tal contexto, lidar com a contingncia de um dnamo emperrado opera uma quebra na rotina do personagem habituado ao. O homo faber, impossibilitado de realizar o que deseja no tempo previsto, impossibilitado, portanto, de ocupar o lugar de empreendedor que tanto admira, dedica-se, de maneira consciente, a tecer conjecturas questionveis sobre a conduta alheia para, adiante e por fora das circunstncias, revisitar lembranas constitutivas de sua personalidade e at mesmo tecer um olhar amoroso sobre Casimiro, seu reflexo desinteligente no espelho.

Infncia, juventude e vida adulta podem ser retomadas por lembranas de superao constante: superao do abandono, da priso, das emboscadas e das negociatas. Paulo Honrio no s sobrevive s intempries como as reverte a seu favor, tentando eliminar sua condio marginal ao transpor os rios caudalosos da violncia instituda, reproduzindo-a para no ser atropelado por ela. Antes de algoz, Paulo Honrio foi vitima, como dizia Brecht, Do rio que tudo arrasta se/ diz que violento / Mas ningum diz violentas as/ margens que o comprimem.

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Queria endurecer o corao, eliminar o passado, fazer com ele o que fao quando emendo um perodo riscar, engrossar os riscos e transform-los em borres, suprimir todas as letras, no deixar vestgio de idias obliteradas.

Memrias do Crcere, cap. 5