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Faces de Graciliano Ramos

Publicado em 20 d outubro d 2012

2012: 120 anos de Graciliano    

O Globo
Por GUILHERME FREITAS
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Coletânea de textos inéditos em livro traz conto desconhecido de 1915 e artigos que mostram atividade literária e política do autor alagoano

Anunciado recentemente como o autor homenageado da edição de 2013 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Graciliano Ramos estará no centro de uma série de celebrações nos próximos meses, por conta dos 120 anos de seus nascimento, que se completam no próximo sábado, dia 27. Reforçando as comemorações, chegam às livrarias uma obra com inéditos e a reedição ampliada de uma biografia clássica do autor de “Vidas secas” e “São Bernardo”.

Publicados entre 1915 e 1952, os 81 textos reunidos em “Garranchos: achados inéditos de Graciliano Ramos” (Record) podem ser lidos como uma espécie de guia para a trajetória do escritor. Dos primeiros artigos, em que, sob pseudônimos variados (X., Lúcio Guedes, Ramos de Oliveira, J.C., G.R.), discute os problemas de Alagoas e alfineta desafetos em versinhos maldosos (“Aquela carcaça ingente/ Tanta gordura juntou/ Que um dia, logicamente,/ — Tinha de ser — rebentou”), até as intervenções do autor já consagrado na vida política e literária do país, o livro mostra a consolidação da assinatura e do estilo de Graciliano.

Organizado pelo pesquisador da USP Thiago Mio Salla, “Garranchos” é composto sobretudo de textos não ficcionais, como colaborações para imprensa, ensaios breves, discursos e cartas. As exceções são um conto que escreveu aos 21 anos mas nunca publicou, “O ladrão” (leia trecho ao lado), e o primeiro ato de uma peça teatral inacabada.

— É um conjunto heterogêneo de textos, mas a partir de alguns elementos podemos perceber transformações. Ele só passa a assinar como Graciliano Ramos em 1931 e, quando observamos os textos dessa época, percebe-se a evolução de um estilo que vai se tornando mais seguro — diz Salla, chamando atenção para o conto inédito, que “emprega técnicas literárias que marcariam a obra de Graciliano, como a introspecção e a temática social”.

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Campanha contra o analfabetismo

“Garranchos” complementa as duas antologias de não ficção de Graciliano publicadas depois de sua morte, em 1952, por câncer de pulmão: “Linhas tortas” e “Viventes das Alagoas” (ambas saíram em 1962). Assim como elas, o novo livro ilumina aspectos decisivos da biografia e da obra do escritor.

O Graciliano político, por exemplo, se faz notar já na série de crônicas semanais que publicou em 1921, aos 28 anos, em um jornal de Palmeira dos Índios, município do qual se tornaria prefeito no final daquela década. Em um dos primeiros textos, insiste no “grave mal que ameaça derruir a moral do povo: o analfabetismo”. E em mais de uma ocasião exige que o governo abra escolas no município e capacite os limitados professores locais, em nome dos “infelizes pais de família que veem, dia a dia, a miséria invadir-lhes o lar, onde não penetrou ainda, balsâmica e divina, a fonte do bem humano: o livro!”.

Outros textos fornecem dados relevantes (ou ao menos curiosos) para a compreensão do processo criativo de Graciliano. Na crônica “Paulo Honório”, de 1946, o escritor recorda a construção do protagonista de “São Bernardo” (1934), seu segundo romance. A figura do fazendeiro agressivo e inescrupuloso, diz Graciliano, condensa a pesquisa que fez, ainda nos anos 1920, para um conto sobre um criminoso, “resumo de certos proprietários rijos existentes no Nordeste”, que não chegou a publicar, insatisfeito com o “diálogo chinfrim” e a “sintaxe disciplinada”. Além disso, colaboraram para a composição “a carranca e fragmentos de velhas narrações” de seu pai e “a língua, as imagens rurais” dos irmãos e cunhados, conta.

Entre os textos de “Garranchos”, cinco jamais haviam sido publicados: o conto “O ladrão” e os ensaios “A literatura de 30”, “Jorge Amado”, “O negro no Brasil” e “Revolução Russa”. Escrito pouco depois do lançamento de “São Bernardo”, “A literatura de 30” se alinha a uma série de exercícios críticos em que Graciliano, já um autor respeitado, comentava e defendia a produção de outros escritores nordestinos, ao mesmo tempo em que ironizava a percepção que se tinha deles no Sudeste: “O Sr. Lins do Rego faz a maior parte dos seus livros em Maceió, lugar terrível, absolutamente impróprio a esse gênero de trabalho. E a Sra. Rachel de Queiroz produziu excelentes romances numa rede”.

— Em sua atividade crítica, Graciliano defendia uma literatura que se pautava pela representação dos dramas do interior do país. Ele delineava um conflito entre a literatura do Nordeste, marcada por um realismo com inflexões políticas, e a do Sul, mais voltada para a psicologia — diz Salla, ressaltando que, em sua própria obra ficcional, Graciliano superava essa oposição, com um texto marcado ao mesmo tempo por profundidade psicológica e preocupação social.

A atuação de Graciliano no Partido Comunista, ao qual se filiou em 1945, também aparece em uma série de textos, entre os quais se destacam dois discursos na “célula Teodoro Dreiser”, formada apenas por escritores e batizada em homenagem ao autor americano socialista. Nos discursos, Graciliano rumina dúvidas sobre “como podem servir ao Partido os trabalhadores intelectuais”, dividido entre o dever de difundir as causas comunistas e a necessidade de preservar a liberdade artística.

— Publicamente, Graciliano era militante, mas nunca se furtou a fazer críticas internas aos dogmas do partido. Ele era uma um voz dissonante, questionava o dirigismo cultural — diz Salla, que prepara para 2013 um livro de entrevistas de Graciliano. — Ele tinha essa fama de arredio, mas já consegui reunir cerca de 30 entrevistas importantes.

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CONHEÇA A OBRA DE GRACILIANO RAMOS

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  • Cartas de Amor a Heloísa (1992)
  • Dois Dedos (1945)
  • Histórias Incompletas (1946)
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  • Memórias de um Negro (1940) Booker T. Washington, tradução
  • A Peste (1950) Albert Camus, tradução

Queria endurecer o coração, eliminar o passado, fazer com ele o que faço quando emendo um período — riscar, engrossar os riscos e transformá-los em borrões, suprimir todas as letras, não deixar vestígio de idéias obliteradas.

Memórias do Cárcere, cap. 5