Conversas (2014)
Conversas reúne 45 entrevistas, enquetes e depoimentos que Graciliano Ramos concedeu a diferentes veículos jornalísticos ao longo de sua trajetória intelectual, desde 1910 até 1952. A obra inclui ainda 19 causos (pequenas narrativas de caráter anedótico), cuja figura central é o autor de Vidas secas. Rigorosamente anotado e disposto em ordem cronológica, esse conjunto de textos oferece leituras inéditas de sua vida pessoal, artística e política, permitindo divisar outro Graciliano, para além da imagem consolidada de um homem tão só calado e avesso a bate-papos. Conversas revela as facetas bem-humorada, simpática e falante do escritor, que não deixava de se posicionar de modo direto e contundente sobre as principais questões da época em que viveu.
São questões centrais em Conversas: o olhar crítico de Graciliano para as conquistas e os limites do modernismo de 1922; seu prazer com a abertura da ficção de 1930 para os problemas do país, mas a inquietação ante a decadência do romance brasileiro a partir de 1936 ao se alhear da realidade; a importância dos contos-capítulos na trajetória pessoal e artística do autor de Vidas secas e seu empenho na organização da antologia de contos das diversas regiões do Brasil; o horror de Graciliano às falsificações; sua crítica contra o fascismo; a consciência da necessidade de ser útil, que o levou a filiar-se ao Partido Comunista.
Saiba mais.
.
Edições nacionais
1ª Edição: 2014 (Record)
Gênero: Vários (entrevistas, enquetes, depoimentos e causos. Encarte com fotos das reportagens e de manuscritos de Graciliano)
Edição mais recente pela Editora Record: 1ª (2014)
Organização de Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla
Edições estrangeiras
Ainda não há edições estrangeiras desta obra
Capas
Não há mais capas para esta obra
Ilustrações
Não há ilustrações nesta obra